quarta-feira, 28 de dezembro de 2011

O Silmarillion - J.R.R. Tolkien


   O Silmarillion foi publicado depois da morte de Tolkien, por seu filho Christopher Tolkien em 1977. O livro era como se fosse um rascunho por muito tempo trabalhado pelo autor. As histórias escritas por Tolkien são mundialmente conhecidas e muito aclamadas. O primeiro livro publicado por Tolkien foi “O Hobbit”, em 1937, já o primeiro livro da trilogia de “O Senhor dos Anéis” foi publicado, em 1954. Tolkien morreu em 1973. Mais informações sobre a vida do autor podem ser lidas no site da Tolkien Society, já as demais informações sobre suas histórias no site da valinor.
   Para aqueles que ainda não leram a trilogia do anel eu sugiro ler o “O Silmarillion” primeiro, pois o livro descreve o início dos tempos, guerras e histórias que às vezes são citadas durante a trilogia, então vai te dar uma base melhor de toda a obra. Falo por experiência própria, da primeira vez que li eram citadas coisas que passavam despercebidas por mim, já da segunda vez depois de ter lido o livro tais coisas ficaram mais claras. Não só por isso, mas principalmente pelo fato do conhecimento adquirido acerca da Terra-média e sua criação que foi bastante original.

   O Silmarillion tem muitos detalhes e muitos personagens, estes de uma época bem distante da de “O Senhor dos Anéis”. O livro se passa na Primeira Era do Mundo, já “O Senhor dos Anéis” se passa na terceira. Alguns personagens desse livro já são conhecidos por aqueles que já leram a trilogia do anel. No prefácio do livro Christopher faz uma breve e interessante descrição sobre o livro, então mais informações podem ser lidas lá.

O livro é dividido em cinco partes:

Ainulindalë - Narra o início de tudo a partir da magnífica grande música dos Ainur (os Sagrados) a partir do tema de Eru, o Único, ou Ilúvatar. Essa é a música que dá origem ao novo mundo em meio ao Vazio. Esse mundo é Eä, o mundo que É.

Valaquenta – descreve um pouco os Valar (Ainur) os Senhores do Mundo, que são: Manwë, Varda, Ulmo, Aulë, Yavanna, Oromë, Mandos, Lórien e Tulkas, Nessa, Niena, Estë, Vairë e Vána. Também descreve os Maiar, espíritos da mesma ordem dos Valar, porém de grau inferior, e os inimigos Melkor (Morgoroth), e seu sevo Sauron.

Quenta Silmarillion – conta desde a chegada dos Primogênitos (os elfos) e os sucessores (os humanos), até a história das silmarils. Essa é a história principal do livro e é onde contém os grandes acontecimentos da Primeira Era.

Akallabêth – fala sobre a queda de Númenor, a grande ilha preparada pelos Valar para os edain, os homens amigo dos elfos.

Dos Anéis de Poder e da Terceira Era – seria um resumo sobre a história da trilogia.

Classificação

Nenhum comentário:

Postar um comentário