terça-feira, 14 de fevereiro de 2012

Calafrio - Maggie Stiefvater

Magnificamente escrito por Maggie Stiefvater, Calafrio (originalmente chamado de Shiver) é o primeiro livro da trilogia “Os Lobos de Mercy Falls”, seguido por Espera (Linger) e “Forever” (ainda não publicado no Brasil).

Quando tinha apenas 11 anos Grace foi atacada por lobos enquanto brincava no balanço no quintal de sua casa. Mas Grace não reagiu, sua mente estava em outro lugar, absorta, observando e memorizando cada detalhe dos olhos amarelos de um lobo em particular. O mesmo lobo que salvou sua vida.
Sam observou o ataque. Viu a pequena menina quase ser devorada por lobos famintos. Por que ela não reagia? Sam chegou perto dela e ela nada mais fez do que encarar seus olhos. Ele precisava fazer alguma coisa... E fez. Sam a afastou dos lobos, salvando sua vida.
Durante os 6 anos seguintes, todo inverno o lobo observava a menina de longe e a menina observava o lobo pelas janelas de sua casa, sempre olhando diretamente para os mesmos olhos amarelos. E então o inverno acabava, e com a chegada do verão seu lobo ia embora.
Como poderia uma garota se apaixonar por um lobo? Mas Grace sabia. Ela sentia algo por dentro de si que a dizia que havia mais que apenas um animal por trás daqueles belos olhos amarelos cheios de emoção.
Anos atrás Sam foi mordido pelos lobos que o infectaram. Garoto no verão e lobo no inverno, Sam nada podia fazer além de sonhar com o dia em que esbarraria com Grace pelas ruas da cidade, o dia em que ela reconheceria seus olhos. Afinal, quem acreditaria em uma história de lobisomens, onde o frio o transformava em um lobo?
Mas Grace acreditou quando viu um garoto de olhos amarelos ferido, deitado na porta de sua casa. Era ele. Tinha que ser ele. E agora que finalmente se encontraram os dois precisavam aproveitar o máximo que pudessem de seus momentos juntos antes que fosse tarde demais e o lobo dentro de Sam tomasse o controle de uma vez por todas.


Calafrio é um livro doce, meigo, gentil e suave, mas ao mesmo tempo é triste, repleto de emoções que provocam um aperto no peito do tipo que nos faz pensar “porque pessoas boas precisam sofrer? E por que obstáculos no caminho de um amor como esse?”.

Os capítulos são curtos, alguns de 5 páginas, outros de até mesmo meia página, e são sempre marcados pela temperatura do momento. A narração dos capítulos é alternada entre Grace e Sam, e às vezes um capítulo mostra o mesmo acontecimento do anterior, porém em outro ponto de vista.

Exemplo:

Capítulo 1 • Grace
           -9ºC


Essa foi a segunda vez que li Calafrio e posso dizer que gostei tanto dessa vez quanto da primeira. Muitos livros que conheço dão preguiça na hora de ler outra vez, mas esse não foi assim. A história não tem “enrolação” e a leitura é rápida e agradável. A temática é diferente de qualquer outro livro que eu já tenha lido e a história é romanticamente tocante, sem todo o apelo comercial/sensual tão clichê atualmente.
A ansiedade nos leva até o fim pensando em como tudo vai terminar. A história poderia muito bem ser um “stand-alone” (livro único), pois o fechamento é perfeito, mas resta esperar pra ver o que os livros seguintes trarão.

Classificação 

Nenhum comentário:

Postar um comentário