sexta-feira, 17 de fevereiro de 2012

Espera - Maggie Stiefvater

Espera é o segundo livro da trilogia Os Lobos de Mercy Falls, escrito pela autora americana Maggie Stiefvater e publicado no Brasil pela Editora Agir.

A resenha a seguir contém spoilers do primeiro livro, Calafrio (Resenha aqui), o que dessa vez foi inevitável. Se você não o leu é aconselhável que pare por aqui. Caso queira continuar, clique em “Ler Mais” logo abaixo.

Em Calafrio a história girava em torno de Grace e Sam. Ele, garoto que passava metade de seus anos em sua pele lupina, e ela uma garota que havia sido mordida por um lobo, porém nunca havia se transformado. É Sam quem vive com medo de se transformar em lobo e nunca mais voltar. Porém, quando ele volta a ser humano, dessa vez definitivamente, achamos que as coisas seriam mais felizes daquele momento em diante. – E é aqui que eu achei que a autora deveria ter parado.
Não estou dizendo que “Espera” é um livro ruim, longe disso, mas senti que muitas coisas nesse livro foram “sem finalidade”, que era só pretexto pra escrever e ganhar mais.
Por algum tempo Sam e Grace vivem felizes, sem mais problemas, mas logo percebemos que Grace não está fisicamente bem e sua situação apenas piora com o passar do tempo.
E em cima disso tudo novos lobos são um peso a mais nas costas de Sam, que ainda está confuso com toda a nova perspectiva de vida, pensando em suas novas obrigações para com os lobos, em seu futuro... O que ele faria com seu futuro, que até pouco tempo atrás não existia?
Nesse livro são quatro personagens narrando: Sam, Grace, Isabel (amiga de Grace) e Cole (um dos novos lobos). A “evolução” de Cole se torna óbvia com o passar dos capítulos. A cada coisa que acontecia eu o via de uma forma melhor.
“Espera” é, acima de tudo, triste. Em minha opinião houve grande mudança do primeiro para o segundo. O primeiro livro era mais terno, mais delicado, e o segundo é um livro de despedidas e reflexão, expondo todos os medos e pensamentos dos personagens.
Apesar de nos mostrar como cada personagem era de verdade e como se sentiam nada muito importante acontece no começo, e comecei a pensar que não gostaria tanto de Espera quanto de Calafrio, mas conforme o estado de Grace foi piorando meu coração foi “apertando” cada vez mais. Grace esconde que algo esteja acontecendo e Sam se recusa a acreditar em seus temores. E eles ficam nesse sentimento de saudade e separação indesejada que é realmente de dar pena.
Não nego que gostei mais de Calafrio (quem, afinal, não gosta de finais felizes?), mas Espera não deixa de ser muito bom também. Os sentimentos, as emoções, são muito intensos e o sentimento de esperança de que tudo vai ser arrumado é inspirador.

Classificação

Nenhum comentário:

Postar um comentário