sexta-feira, 10 de fevereiro de 2012

Prazeres Malditos - Laurell K. Hamilton

       Pazeres Malditos é o primeiro livro da série “Anita Blake”, escrita pela autora americana Laurell K. Hamilton. A série possui 20 livros publicados nos Estados Unidos e seu 21º livro tem lançamento previsto para junho de 2012. No Brasil, a série é publicada pela editora Rocco e conta com 3 títulos lançados até o presente momento.
     Em Prazeres Malditos conhecemos Anita Blake, mulher que trabalha em uma agência de ressuscitadores. Seu trabalho é requisitado por aqueles que gostariam de entrar em contato com pessoas que já faleceram. Como uma ressuscitadora, Anita tem o dom de trazer pessoas de volta após a morte, criando uma espécie de “zumbi” que, por certo período de tempo, aparenta ser a pessoa que era antes, mantendo suas memórias e consciência.
        Além de ser uma ressuscitadora, Anita presta seu trabalho ao chamado “Esquadrão Assombração” da polícia, esquadrão responsável por ocorrências sobrenaturais. Através de seu trabalho para a polícia Anita consegue mandados para matar vampiros que saem da linha. Caçadora famosa entre os vampiros, Anita ganhou o apelido de “A Executora”. Mas, quando vampiros-mestres começam a ser assassinados, Anita é convocada pelas criaturas noturnas para resolver os crimes.
       Trabalhar para os vampiros vai contra os princípios de Anita, mas ela não tem escolha quando a sua vida e a vida das pessoas que a cercam resta nas mãos de uma vampira milenar, que fará de tudo para infernizar sua vida até que o caso seja resolvido.

      O começo do livro (por volta das primeiras 30 páginas) é um tanto confuso. Demorei um pouco para começar a entender tudo e parar de precisar ler a mesma coisa várias vezes. Uma vez ou outra eu ainda me perguntava “como isso?”, mas nada que atrapalhasse o ritmo da leitura. A história é muito boa. Realmente gostei de todos os seres sobrenaturais: vampiros à moda antiga, que dormem de dia e são queimados por água benta e cruzes, além de outros seres como licantropos, zumbis e demônios comedores de corpos.
        Todos os personagens são muito cativantes, nos fazendo sorrir com seus sorrisos metidos e prender o fôlego quando estavam em perigo. Anita é uma pessoa sagaz, centrada e com tiradas inteligentes. Anita é uma verdadeira heroína, muito resistente nas cenas de ação, mostrando muita força de vontade.
        Gostaria, porém, que a autora tivesse segurado o mistério até o final do livro. Chegou uma hora que eu acabei descobrindo quem era o assassino e por que. Eu, particularmente, prefiro quando a história nos dá mais de um suspeito, nos mantendo curiosos até o último momento, e por fim nos surpreendendo. Esse foi o único motivo de o livro ganhar 4 em vez de 5 estrelas.


Classificação

2 comentários:

  1. Eu tenho vontade de ler esse livro, e muita vontade. Mas agora que eu descobri que são mais de 21 livros na série, perdi completamente a vontade. OMG! Aonde que a autora quer chegar?

    Beijos,
    Mandi - Book and Cupcake.

    ResponderExcluir
  2. @Amanda Faustino Pois é, Mandi, são MUITOS livros, e o que nos garante que a autora consegue manter a qualidade em todos eles, não é mesmo? E sem contar que às vezes acaba ficando repetitivo! (Sem comentar no tempo que vai levar até a Rocco publicar todos eles aqui)

    ResponderExcluir