terça-feira, 24 de julho de 2012

Escuridão - Elena P. Melodia


Capa 1ª edição
Lançado em 2010 pela Suma de Letras (Editora Objetiva), Escuridão é o primeiro livro da chamada “Trilogia My Land”, escrita pela autora italiana Elena P. Melodia. O segundo livro, intitulado de “Sombra” também já foi lançado pela editora.
Escuridão conta a história de Alma, uma típica garota de 17 anos desiludida com sua vida. Reclama da cidade, da escola, da casa, da família... Alma acha que todos são perdedores, exceto ela mesma e seu grupo de amigas, cada uma possuindo o que ela chama de “própria personalidade vencedora”.
A vida era a mesma rotina de sempre até que um dia ao passar em frente a uma vitrine Alma é atraída por um pequeno caderninho roxo e acaba comprando-o. A partir daí sua vida vira de cabeça pra baixo, quando a garota começa a sentir fortes dores de cabeça e a ter pesadelos horríveis. Isso não é tudo, após acordar de um de seus sonhos, Alma nota que há algo escrito com sua letra em seu caderno, apesar de ela não se lembrar de ter escrito algo aí. É um texto sobre um assassinato, que no dia seguinte é retratado nas principais notícias dos jornais locais. E o pior é que isto não acontece apenas uma vez.
E então cabe a Alma descobrir o que são e motivo de suas premonições e como pode pegar o assassino que assombra não só seus sonhos, mas também a cidade.

Capa 2ª edição
A minha impressão no começo foi de que Alma era uma dessas pessoas que se acham “as melhores”, e o mundo que se exploda. A garota diz que saber dosar emoções é uma necessidade, mas chega a parecer tão fria e desprovida de sentimentos quanto um robô. Porém, com o decorrer da história sua personalidade muda um pouco. Alma começa a se preocupar mais com algumas pessoas, fica mais emotiva e até parece mais simpática.
Durante o livro algumas coisas se repetem, geralmente Alma descrevendo coisas que já descreveu antes. Na verdade, descrições aparecem muito na história. A protagonista por várias vezes descreve fachadas de prédios onde está entrando, como é a iluminação do prédio, objetos vistos na entrada, como é o balcão da recepcionista, como são as janelas e como é a vista. Isso tudo de uma só vez. Para algumas pessoas isso ajuda a montar o cenário mentalmente, mas para mim foi um pouco enervante. (Talvez por eu ser uma garota muito impaciente.)
O ritmo é lento, o tal caderninho roxo fica um bom tempo esquecido e quando aparece não tem um destaque tão grande assim. Parece até que as amigas de Alma e seus problemas pessoais têm maior importância. A história só foi ficar mais agitada lá pro finalzinho, mas ainda assim achei que faltaram explicações.
Não sei se leria o próximo livro, pois receio que possa ser lento como Escuridão, mas talvez eu dê uma chance a Sombra se me falarem que o livro é mais agitado, com mais acontecimentos e mistérios mais instigantes.
Para aqueles que se interessaram pela sinopse, deixo aqui o link no qual é possível ler um trecho do livro, disponível no próprio site da Editora Objetiva: http://www.objetiva.com.br/arquivos/capas/877.pdf

Classificação

Nenhum comentário:

Postar um comentário