quarta-feira, 11 de julho de 2012

Estudos Sobre Veneno - Maria V. Snyder


Estudos sobre Veneno é o primeiro livro da trilogia “As Lendas de Yelena Zaltana”, que foi escrita pela autora americana Maria V. Snyder. A autora, formada em meteorologia e que possui o chamado “Master of Arts degree in fiction writing” (talvez o Mestrado de Escrita Criativa que temos aqui no Brasil?) já possui mais de 10 livros publicados. No Brasil, a trilogia já teve seu segundo livro (Estudos Sobre Magia) lançado pela editora Harlequin.


Não importa se foi um acidente ou em legítima defesa, em Ixia assassinato é penalizado com morte. Já há um ano presa em um calabouço por matar um homem, Yelena de repente se depara com uma escolha: morrer na forca ou se tornar a provadora de comida do Comandante de Ixia.
O trabalho de um provador de comida é examinar alimentos através do paladar e olfato à procura de venenos que possam colocar em risco a vida do Comandante. A moradia confortável no castelo e as melhores refeições que poderia imaginar de certa forma compensam a incerteza do dia e forma de sua morte através de um veneno. – Isso sem contar a expectativa de fuga que logo cresce em Yelena.
A partir daí, Yelena começa a aprender tudo sobre venenos e no meio do caminho faz muitos amigos e também inimigos. Várias pessoas estão atrás de sua cabeça, e além de se preocupar com sua vida Yelena também precisa se preocupar com feiticeiros do Sul e com um homem mau caráter pondo em prática seu plano maléfico.

Yelena é uma personagem muito interessante. Testada diversas vezes, ela é uma mulher forte que corre atrás do que quer, sempre melhorando suas habilidades. É também muito leal e astuta (mas nem tanto quando se trata de assuntos do coração – Mas eu dou um desconto, acho que qualquer uma em sua situação também ficaria um tanto confusa). Com o desenvolver da história conhecemos vários personagens cativantes e que tem grande papel no desenrolar da trama.
Várias vezes eu fechei o livro, pensando “Não! Como isso?”. Pois é, ao mesmo tempo eu ficava curiosa para saber o que aconteceria em seguida, mas também queria “prolongar” o livro. Obviamente, minha idéia de saborear o livro lendo lentamente não durou muito tempo.

Apesar de não ter aprendido nenhuma fórmula para envenenar alguém, “Estudos Sobre Veneno” possui na medida certa todos os ingredientes que constituem uma ótima leitura. 

Classificação


Nenhum comentário:

Postar um comentário