terça-feira, 25 de dezembro de 2012

Dash and Lily’s Book of Dares - Rachel Cohn & David Levithan


         Posso descrever esse livro com apenas uma palavra: encantador.
Apesar da minha animação ao escrever essa resenha eu ao quero colocar o carro na frente dos bois, então vamos lá com a introdução:

         “Dash and Lily’s Book of Dares” é um livro escrito em conjunto por pelos autores David Levthan e Rachel Cohn, que também escreveram o livro “Nick e Norah – Uma noite de Amor e Música” (que já teve até adaptação cinematográfica). Não conheço nenhum outro livro do David Levithan que tenha sido publicado aqui no Brasil, porém a autora Rachel Cohn possui diversos livros publicados pela editora Galera Record, inclusive um desses livros, Pão-de-Mel, já foi resenhado aqui no blog.

         A história do livro se passa na época de Natal/Ano Novo (e não foi de propósito que eu escolhi justamente o finalzinho do mês de dezembro para lê-lo).
         Tudo começa quando Dash, um garoto com um quê de Grinch em sua personalidade, descobre um caderno de anotações vermelho entre os livros de uma estante na livraria que costuma freqüentar. A primeira página do caderno é um tanto peculiar:


“Deixei algumas pistas para você.
Se você as quer, vire a página. 
Se não, coloque o caderno de volta na estante, por favor.”


         Dash aceita o desafio e começa a seguir as pistas, encontrando no final as instruções para como devolver o caderno de volta à Lily, sua dona. Mas Dash resolve mudar as regras do jogo, e em vez do caderno o garoto deixa uma série de pistas e Lily precisa aceitar o desafio se quiser seu caderno de volta.



         Encantador, encantador, encantador. Simplesmente adorei o livro. As pistas são interessantes e os desafios são engraçados. Não sei se eu teria cumprido todos eles, eu provavelmente teria desistido no meio... Ou quem sabe?  As mensagens de Dash são tão intrigantes que talvez eu passasse sim por todos os desafios se fosse para descobrir quem o garoto realmente era.
         Dash e Lily não poderiam ser mais diferentes, e ainda assim têm aquelas coisinhas mínimas que os fazem perfeitos um para o outro. Vai entender? Lily adora o Natal, essa época maravilhosa, cheia de alegria, onde reunimos nossas famílias, trocamos presentes, Ah, a vida é linda, não é mesmo?
Não, não, risca isso tudo! Sim, admito, eu me identifico muito mais com o personagem masculino da história. Enquanto Lily é uma garota super animada e que adoraria ter muitos amigos, e que tem um grupo de coral natalino e simplesmente adora o Natal, Dash é um garoto super tranqüilo, que na verdade não gosta muito do Natal (uma espécie de Grinch bonitinho e não tão cruel) e que na verdade preferiu passas a época de final de ano sozinho, lendo, passeando na livraria, comendo (tomando?) iogurte... Não, não quero dizer que ele se trancou no quarto e resolveu que não queria saber do mundo, o garoto na verdade fez com que os pais fossem viajar para que ele não tivesse ninguém em casa.

         Eu, como o Dash, não ligo muito para o Natal. Na verdade, antes de ler esse livro, eu estava pensando comigo mesma “Nossa, sou muito ‘Grinch’ nessa época...”, então podem ver como foi que eu me identifiquei com o livro, não é? (Talvez o meu problema seja que meu aniversário é no dia seguinte ao Natal, e eu odeio ter nascido nessa data... Talvez isso afete um pouco?) Mas o que importa é: Seja no Natal, no carnaval ou na páscoa, leitura muito recomendada!

         O livro só tem dois problemas: O primeiro é que ainda não foi publicado no Brasil, então quem quiser ler vai ter que se aventurar pelo maravilhoso mundo de inglês. (Acho muito mais mágico ler em inglês e meu bolso agradece. Livros em inglês custam por volta dos 17 reais, enquanto alguns títulos traduzidos chegam a custar 35, 40, 45 reais... Vocês sabem como é.)
Tentei procurar alguma tradução feita por fãs mesmo para deixar por aqui, mas não consegui encontrar... Então se você sabe de uma, deixe aqui no comentário para que outras pessoas também possam ler esse livro maravilhoso.

O segundo problema é... EU QUERO MAIS! Cheguei no final, que foi muito bonitinho e tal... Mas eu fiquei com muito gostinho de quero mais. O livro é tão, mas tão gostoso de ler que eu não queria que acabasse. Mas aqui vai alguma coisa pra me animar um pouco (e também animar quem não consegue ler em inglês!): já há algum tempo (desde o lançamento do livro) há boatos sobre o lançamento também de um filme. Não sei se é verdade, mas é uma idéia plausível. Olhando agora no site do IMDB vejo que já existe uma página para o filme. (Clique aqui) O que vocês acham? Será que sai? Espero que sim.


Classificação





Nenhum comentário:

Postar um comentário